Kitty's Place

domingo, setembro 25, 2005

Livros perdidos e emoções encontradas

Pode até acontecer uma única vez na vida mas acaba por justificar todo um projecto!

Não perceberam nada, pois não? Refiro-me (mais uma vez) ao Bookcrossing. Muitos de vocês pensam que é desperdício ou loucura abandonar livros para que outros os encontrem. Porém, leiam o texto que a seguir transcrevo e perceberão que todos os livros que nunca mais dão notícias compensam uma história como esta.

Este livro foi encontrado após um encontro de Bookcrossers no Forum Almada. Alguns libertaram livros pelo Forum e este teve a felicidade de ir de encontro à pessoa certa. Poderão ver o historial do livro aqui. O texto é extenso mas quanto a mim explica bem o porquê, não das coisas, mas deste humilde projecto.

Acreditam em momentos mágicos… em pequenos, grandes “milagres”?
Acreditam que nada acontece por acaso? Que não existem coincidências e que fazemos todos parte integrante de algo superior?
Eu já não acreditava… mas voltei a acreditar novamente, e por isso, quero deixar aqui o meu testemunho… algo impressionante aconteceu na minha vida, um momento de pura magia, que desejo partilhar com todos vocês!!!
Imaginem que um dia acordam e têm um nome, que não vos sai do pensamento e o proferem, vezes e vezes sem conta, sem que saibam com vos veio parar à cabeça e qual o seu significado, e que não faz o menor sentido ao ser proferido, mas que povoa a vossa mente de tal forma, que sentem a necessidade de fazer uma pesquisa para descobrir se é algo que existe, ou apenas uma palavra inventada durante o sono… e descobrem então, que aquela palavra “MAKTUB” designa o termo “Está escrito” e de que também, nessa condição, se trata de um livro de um autor, de quem já leram inúmeros livros e que provavelmente, aquele nome foi visto em algum lado e guardado algures no vosso subconsciente, até um dia, simplesmente por ele… despertar!
Imaginem que nesse mesmo dia, vão à procura desse dito livro, têm-no na mão para adquiri-lo, mas uma outra novidade literária, ao lado, afastava-vos do propósito inicial…
Até aqui nada de especial, até porque nunca mais me lembrei disso e desde então, passaram-se à vontade, uma meia dúzia de meses!

A magia começa aqui…
Encontrei este livro, num banco do Fórum Almada, no piso 0, por volta da 20:50 do dia 16/SET/05, por acaso… pensei eu...
Vinha de comprar uma água e voltar ao meu posto de trabalho, do qual me havia ausentado para o efeito. E lá estava um livro, esquecido em cima de um banco, completamente vazio, sem ninguém. Quando me aproximei com o intuito de ver o livro, e porque um livro, é sempre um livro, eis que, “Maktub”!!!????. A primeira reacção, instintiva, completamente primária (devo confessar), foi pegar no livro (creio, nem me ter certificado se estaria alguém por perto a procurá-lo) e pensar:
-“Bem, finalmente vou ler este livro, alguém o perdeu, ainda bem!...”
E logo em seguida, questionar-me o porquê de novamente aquele “escrito” se cruzar na minha vida e sentir-me desconcertada, quase entrar em estado de “choque”, ao ler na parte interior da capa:
- “ Eu não estou perdido!... Este livro foi deixado aqui para encontrar um novo leitor…”
Com tanta gente que ali passa, este livro foi deixado para alguém o ler, e eu que acho que nunca tenho sorte, que nunca encontro nada, que desconhecia por completo que estas iniciativas existiam, encontro exactamente o livro que tinha declinado ler?!!
Li o livro seguido, até o acabar. Meditei! Chorei! E finalmente, Renasci!
E descobri que este livro, realmente tinha sido deixado ali para mim, e que o facto de ter sido eu a encontrá-lo, não fora um mero acaso, mas um momento de magia, um momento de esperança e fé… uma providência divina.
Acreditem que se este livro tem sido comprado, ou mesmo oferecido não teria sido mágico… mas estava escrito que seria assim… eu acredito!
Senti naquele momento, que o universo, o divino, o superior, decidira que aquela altura, era só minha, o meu momento de atenção, de glória, perante algo muito maior. A prova! A mão amiga!
Muitas vezes, e apesar de ainda podermos ser jovens, que é o caso, sentimos que a vida é dura, cheia de dificuldades, de obstáculos, por vezes, e embora com amigos sentimo-nos sós, achamos que tudo se tornou rotineiro, sem sentido. Sentimo-nos frustrados, impotentes… cansados! Olhamos para o lado, e pessoas a quem queremos bem, tão jovens como nós, e que pensamos que são felizes, que pensamos acima de tudo, que nos têm como amigas, possíveis confidentes… confiáveis, não partilham a sua angústia, o peso do seu fardo e tentam por termo à própria vida… questionam-na ao ponto do desespero e fazem-nos questionar também a nossa, sob todas as perspectivas…
E esta era a minha realidade ultimamente, uma realidade um tanto sombria!
Foram textos simples, carregados de profundidade e sentido, pequenas histórias, que me fizeram redescobrir a paz e alegria dentro de mim. Não considero que tenha aprendido algo de novo, mas reaprendi a acreditar novamente, de que as respostas estão realmente sempre dentro nós, que no fundo nós já sabíamos, mas que por vezes estamos tão desacreditados que deixamos de ver os sinais… o fio condutor, invisível, que se chama mistério divino, magia, milagre…
Reavivei as lembranças que tinha dentro de mim, do tempo em que sentia que nada acontecia ao acaso, e que a generosidade e o amor eram os motores desta imensa engrenagem que é a vida… e que muitas vezes esta, usa sinais.
Então preocuparmo-nos tanto para quê??? Basta estar atentos! Seguir os sinais e viver cada dia como se fosse a maior aventura, com amor, entusiasmo e principalmente, fé… fé de que nada é deixado ao acaso!
Reaprendi algo de muito importante… a partilhar!
A quem generosamente cedeu este livro, muito obrigado por esta forma de amor ao próximo, denotado no gesto bonito de partilha e que tudo fez, mudar na minha vida.
A quem involuntariamente o fez chegar até mim, um bem-haja também.
Quanto ao livro…
Vou deixar que a providência divina me guie ao sítio, onde ficará bem entregue e prossiga a sua viagem.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links:

Criar uma hiperligação

<< Kitty's Place