Kitty's Place

segunda-feira, abril 04, 2005

Hans Christian Andersen

Lamentavelmente deixei passar o dia do seu aniversário - dia 2 de Abril - mas não queria deixar de assinalar que este ano decorrem as comemorações dos 200 do nascimento do dinamarquês Hans Christian Andersen.

Os contos são a sua faceta mais visível, tendo produzido um total de 156, entre os quais A Pequena Sereia e O Patinho Feio (quem não conhece estas histórias?).
Contudo a sua obra não se limita aos mesmos. É esse um dos objectivo do site HCA2005: dar a conhecer a vida e a obra deste autor.

"A figura idealizada de Hans Christian Andersen deve ceder lugar para um retrato completamente humano do escritor. Ele foi um escritor de histórias para crianças de todas as idades, mas muito mais do que isto. Foi um jornalista crítico com um grande entusiasmo pela ciência, um pensador
existencialista, um escritor de relatos de viagem muito observador, um
romancista apaixonado, um esmerado artista de figuras de papel, um hipocondríaco neurótico e um excêntrico obcecado pelo sexo. Foi um homem com demónios, sonhos, anseios e visões. Foi um homem de carne e osso."
In HCA2005
Existem diversas iniciativas de comemoração, inclusivé no nosso país. Poderão encontrar mais informações no Instituto Português do Livro e das Bibliotecas ou na Câmara Municipal de Sintra.

Contos Hans Christian AndersenEntretanto já encomendei a edição dos Contos lançada pelo Círculo de Leitores, afinal de contas sabe sempre bem recordar estas histórias.
Se, mais tarde, não conseguir inventar nada para contar aos meus "gatinhos" conto-lhes estas, de certeza farão sucesso.

4 Comentários:

Blogger Pecola said... (8:07 da tarde)

Muito bem!! =o)

 
Blogger Angela said... (8:37 da tarde)

Uma bela homenagem. Aos contos de encantar.

 
Blogger Kitty said... (9:07 da tarde)

Pecola :)
Não gosto de abandonar o meu lado criança ;-)

 
Blogger Kitty said... (9:08 da tarde)

Angela: são mesmo de encantar e recordar ;-)
Os contos são, muitas vezes, desvalorizados :-(

 

Enviar um comentário

Links:

Criar uma hiperligação

<< Kitty's Place