Kitty's Place

terça-feira, março 15, 2005

Febre Reumática

Andei a investigar, que isto da febre reumática deixou-me preocupada...
Pelo que pude perceber ainda não tinha lá chegado, mas se não me tratasse já poderia lá chegar…

Curiosamente desengane-se que isto é um problema de idade. Aparentemente até é mais comum… na infância (eu e a minha mania de não querer crescer…)!

Para quem quiser saber mais… é favor continuar a ler!

Febre Reumática

A febre reumática deriva de uma complicação tardia de uma infecção, bastante comum, provocada pelo estreptococo (o malandro do bicho), embora só se revele em indivíduos com predisposição para esta complicação, após uma semana a três, após a infecção (como ainda não passou uma semana desde os sintomas acho que até me safei…).

É geral em crianças a partir dos 3 anos, mas é mais comum dos 7 aos 14, sendo que as meninas têm uma maior predisposição para esta.

Normalmente apresenta-se um quadro de amigdalite ou faringite estreptocócica (dor de garganta, febre, inflamação dos gânglios linfáticos do pescoço - acho que era esta que eu tinha, até me apareceram uma bolinha, salvo seja, no pescoço…) e cerca de 15 dias após esta infecção surgem dores articulares juntamente com sinais de inflamação (inchaço, calor, vermelhidão local), normalmente nos punhos, tornozelos e joelhos. Estes sinais costumam “migrar” de articulação para articulação.

É nesta fase que podem surgir complicações cardíacas, embora seja uma consequência pouco expressiva. Pode também afectar o sistema nervoso central, levando a movimentos descoordenados e involuntários.

Fontes: ABC da Saúde; Multicare

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links:

Criar uma hiperligação

<< Kitty's Place