Kitty's Place

quarta-feira, fevereiro 16, 2005

Finalmente

Entra hoje em vigor o Protocolo de Quioto, que visa o combate das alterações climatéricas, assinado em 1997. Contudo, o maior poluidor - os EUA - continua de fora do mesmo, pela mão de George Bush, que o rejeitou em 2001, usando a desculpa de que era injusto a China e a Índia não serem abrangidas pelo mesmo, já que só é aplicável a países industrializados*.

Foi em 1898 que surgiu o primeiro aviso para o perigo do aquecimento do planeta, devido ao dióxido de carbono libertado pela queima de petróleo e utilização de carvão. Volvidos mais de 100 anos este é já uma dura realidade, em que os culpados são exclusivamente os humanos. Já existem estudos que apontam para uma subida de 11º até meados deste século.

O objectivo deste Protocolo é, então, uma compromisso para que os países industrializados reduzam as suas emissões de gases com efeito de estufa.
Triste é o facto de Portugal, relativamente aos dados de 1990, estar autorizado a aumentar as suas emissões e apenas 12 anos volvidos já apresentar um nível superior ao permitido, em 13,5% (mais 40,4% de emissões que em 1990).

* Em entrevista à France Press Harlan Watson, um alto funcionário do departamento de Estado dos EUA, responsável pelo dossier do clima, afirmou a semana passada que "Não sabemos quais as causas naturais e quais as causas provocadas pelas actividades humanas responsáveis pelo aquecimento global". Quando é que estes srs. vão acordar? São responsáveis por 40% do total de emissões de gases...

Fontes: Diário Digital; SIC.

8 Comentários:

Blogger robina said... (10:49 da manhã)

Dúvido que eles acordem...aliás, dúvido que o queiram fazer...

 
Blogger Kitty said... (2:17 da tarde)

Pois, é o mais provável.

Está também nas nossas mãos pensar que o planeta é de todos, que temos que o poupar à nossa crueldade e que toda a ajuda será essencial, nesta cruzada contra nós próprios...

Infelizmente não tenho tido o tempo que queria para escrever mas ainda queria fazer um post adicional sobre este tema, direccionado mais para o que podemos fazer, para ajudar! :-)

 
Blogger Pecola said... (4:26 da tarde)

eu não sei, tu não sabes, ninguém sabe.. é ma vergonha.

 
Blogger Kitty said... (6:19 da tarde)

É verdade... :-(
Temos que tentar melhorar o nosso mundo, mesmo que sejam coisas, aparentemente, de pequeno impacto. :-)

 
Anonymous Anónimo said... (1:16 da manhã)

A maioria das pessoas não sabe mas,
com o efeito estufa o planeta está a perder Luz natural...imaginem as consequências...Começamos a viver num planeta sombrio e escuro.. tal e qual o cérebro dos senhores que se dizem donos do mundo.
G.RossiSpider

 
Blogger NeVaEh said... (3:06 da manhã)

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

 
Blogger NeVaEh said... (3:08 da manhã)

Um mal não justifica outro... Os U. S. of A não entram porque a china e india também não... Mas, que podemos nos, os pequenos, fazer contra os grandes? E será que ainda vamos a tempo? :|

 
Blogger Kitty said... (11:10 da manhã)

Seria lindo... perder a luz natural... NOT!

É claro que um mal não justifica o outro, contudo não me parece que os srs. que mandam nos EUA tenham maturidade suficiente para o perceber :-(

Se vamos a tempo?! Realisticamente eu diria que não...

 

Enviar um comentário

Links:

Criar uma hiperligação

<< Kitty's Place