Kitty's Place

domingo, dezembro 12, 2004

Sucessão de factos sem correlação

Há quem não acredite em coincidências.

- Primeira coincidência
Para aí em Outubro, li um livro de John Grisham, “O Natal de Mr. Krank”. É um livro simpático e pequeno (apenas com 150 páginas).
Curiosamente estamos quase na época natalícia... No entanto, não foi isso que me levou a lê-lo. Tenho, por hábito, alguns livros de reserva só que, na altura, aquele era o único que sobejava.

- Segunda coincidência
Constatei, há cerca de três semanas, que iria estrear um filme, típico desta época, intitulado “Christmas with the Kranks”, no original. “Hum... Se calhar é adaptação do livro”, pensei eu então. Olha, e não é que é mesmo?
Quis alguém que a tradução portuguesa resultasse em algo tão singelo como “Natal Radical”.
A tradução eficiente dos títulos dos filmes para a nossa língua já se impõe, desde há muito. Era preferível que estivessem quedos. Ficava o original e pronto.
Qual seria o problema se o título fosse, por exemplo, “O Natal com a família Krank”? Não! Tem que ser um Natal melhor que isso, tem que ser radical...
Parece-me que quem seleccionou este título, na versão portuguesa, não leu o livro. E eu também não vi, nem devo ver, a não ser que dê na tv, o filme, por isso estou para aqui a colocar uma hipótese que não posso fundamentar...
De qualquer forma, a julgar pelo livro e pela interpretação que fiz do mesmo, o Natal da família Krank pareceu-me tudo menos radical, só porque decidiram fazer um cruzeiro, pelas Caraíbas, em vez de viverem a tradicional loucura* de Natal...

- Terceira coincidência
Como não há duas sem três, estava eu a escrever os primeiros parágrafos do texto, quando me veio à ideia que existe um livro editado com o nome de “Não há coincidências”, não é assim?
A demonstração “científica” que se fará no mesmo, de forma a assegurar a afirmação do título, é que não faço ideia qual seja. Aqui a Sra. realmente tem razão: não é uma coincidência ainda não ter lido nenhum dos seus livros, é um acto deliberado e pleno de consciência, que ir-se-á repetir no futuro.

* Aqui está um tema que ainda vai ser alvo de post... Não resisto a comentar a mescla de decorações que vou observando, todos os dias, nas janelas e varandas das casas. Aguardem!

2 Comentários:

Blogger Nanita said... (9:14 da tarde)

sucessões e correlção na mesma frase é que não.. ai sucessoes sucessoes

 
Blogger Kitty said... (9:47 da tarde)

De facto, não foi um acaso o título do post...

 

Enviar um comentário

Links:

Criar uma hiperligação

<< Kitty's Place