Kitty's Place

quarta-feira, dezembro 22, 2004

Sem abrigo

Na revista TV Guia desta semana, a n.º 1351, dei por uma reportagem, na qual vestiram João Catarré* de mendigo, para ver que tal se saía, junto da população lisboeta.

Não vale a pena ter ilusões: a caracterização foi um sucesso e ele foi, de facto, ignorado, como se tratasse de um verdadeiro sem-abrigo. Até aqui nada de novo.

Desde que li, algures no passado, uma notícia sobre uma italiana, que tinha dado à luz o seu filho, no passeio, e ninguém tinha parado para ajudar a mesma, que este tipo de indiferença não me espanta.

O que realmente me chamou à atenção nesta história foram outros detalhes, que talvez sejam indiferentes à maioria (normalmente não consigo identificar o óbvio, mas aquele pormenor que ninguém vê... eu faço de conta que também não vejo):
  1. Se queriam mostrar que somos, realmente, indiferentes aos sem-abrigo, mesmo nesta época festiva, porque é que foram contratar um actor e não foram à procura de um caso real (infelizmente têm muito por onde escolher)?


  2. Já que contrataram um actor, porque é que foi necessário ir ao cabeleireiro Moreno para preparar o cabelo?


  3. Porque é que necessitaram de dar um ar velho e estragado à roupa usada pelo “boneco”? Não conseguiam encontrar nada no cesto da roupa suja que servisse? Então e o cheiro, como é que conseguiram reproduzir o mesmo?


  4. Quando realmente alguém se compadeceu da sua miséria aparente, João Catarré afirma “Foi engraçado porque tive oportunidade para ver na cara dessas pessoas preocupação real.”. Nem sei bem o que dizer acerca disto, fico com o estômago embrulhado...


  5. Três horas depois, às duas da tarde, finda a representação, o actor regressa ao cabeleireiro Moreno.
    Referem, no final da reportagem que, apesar de retirar a “máscara” este mantém a expressão triste. Depois de almoçar de certeza que lhe passou, afinal é actor, não é?
Em três páginas de texto e fotografias salva-se, a meu ver, um pequeno rectângulo onde divulgam o NIB de três instituições que auxiliam os sem-abrigo.

*Não reconheceria esse jovem na rua de qualquer maneira. Parece que era um dos actores numa telenovela que metia fruta doce. Eu costumo gostar de fruta mais ácida...

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links:

Criar uma hiperligação

<< Kitty's Place