Kitty's Place

sábado, dezembro 04, 2004

Comunismo

Habito, desde sempre, no Barreiro. Localidade conotada com o comunismo. Até aí, tudo bem, nada de novo.

Lembro-me que, quando fazíamos as denominadas “visitas de estudo”, por esse Portugal fora, bastava referir a nossa origem e havia quem “torcesse” o nariz... Terra de comunas, pensavam os nossos interlocutores.
De qualquer forma, as crianças não ligam às ferroadas desferidas pelos adultos, nem as entendem. Guardam-nas num cantinho, ou não? Sei que eu o fiz. Agora já as entendo bem demais. Continuo a achar que, por vezes, a ignorância é uma bênção.

Sendo assim, agora quando alguém me diz, na brincadeira ou não, “Barreiro – só comunistas” digamos que não fico propriamente calada. Cometem-se várias imprecisões com este tipo de comentário:
  1. O Barreiro não é constituído só por comunistas, prova é que nas últimas autárquicas venceu o PS;

  2. Tenho massa encefálica suficiente para escolher em quem hei-de votar, não é preciso que a minha cidade decida por mim;

  3. Não sou comunista, aliás, não sou de partido nenhum, mas se o fosse não teria problema nenhum em assumi-lo.
Entretanto, tudo isto porque li uma breve nota na Visão...
Antes de vos deixar aqui a mesma, queria apenas lembrar a definição de comunismo, segundo a Infopédia:
  1. Regime político, económico e social caracterizado pela comunhão de todos os bens (meios de produção e bens de consumo) e pela ausência da propriedade privada;

  2. POLÍTICA doutrina política, económica e social que tem em vista a instauração daquele regime;

  3. Conjunto dos adeptos desta doutrina.
E agora o texto da Visão, de 2 de Dezembro de 2004:

“Instalou-se uma guerra entre duas das esquerdas parlamentares, por causa de um bar da Assembleia da República (AR). O PCP acha que o cafezinho do rés-do-chão, contíguo ao restaurante dos deputados, é exclusivo dos deputados e seus convidados, e não deve ser frequentado por funcionários da AR.(...)”

Pelos vistos deviam rever a definição, não?! Deve ser o meu mau feitio a falar, esqueçam!

6 Comentários:

Blogger Nanita said... (3:27 da tarde)

Como eu te compreendo... isto de morar na margem sul tem os seus "senãos"

 
Anonymous Anónimo said... (11:44 da manhã)

pois Margem Sul ... só esse nome ...

 
Blogger Kitty said... (12:49 da tarde)

Ah! Sempre tinha razão... Quanto preconceito em tão poucas palavras...

 
Anonymous Anónimo said... (1:13 da tarde)

pudera ...

 
Anonymous Anónimo said... (1:15 da tarde)

não queria deixar de dizer que gostei do post, interessante, mesmo para algúem da amrgem sul

 
Blogger Kitty said... (4:27 da tarde)

Parece-me apenas uma provocação sem qualquer fundamento construtivo e, como tal, sem grande interesse para comentar. Prova disso mesmo é o teu anonimato.

Já agora dispenso a caridade, há quem precise mais.

 

Enviar um comentário

Links:

Criar uma hiperligação

<< Kitty's Place