Kitty's Place

domingo, novembro 28, 2004

A Gula

Quem diria que este substantivo poderia ter tantos significados? Se não, vejam, segundo a Infopedia:

  1. Excesso no comer e no beber; glutonaria; gulodice;

  2. Um dos pecados capitais, segundo a doutrina católica;

  3. Desejo exagerado; sofreguidão;

  4. ARQUITECTURA moldura em forma de S deitado, numa cimalha ou cornija;

  5. Espécie de plaina.

A definição me interessa mesmo é a n.º 2. Não deixa de ser interessante que a igreja católica considere a gula como um dos sete pecados mortais, quando, na realidade, sempre a incentivou...

Alcáçovas. Terra perdida, agora já não, no Alentejo, mais concretamente no concelho de Viana do Alentejo. Este fim-de-semana albergou a “V Mostra de Doçaria”, com particular incidência na doçaria conventual e regional.

Daí o meu espanto perante a DOUTRINA católica, que calaloga a gula como pecado capital...
Haverá maior incentivo à gula, para a maioria dos comuns mortais, do que as iguarias que são originárias dos conventos?

Realmente, ou é má vontade minha, o que também é possível, ou então aquela malta era toda masoquista... Por um lado é pecado, ainda para mais, mortal, e por outro confeccionavam, provavelmente, os doces mais doces que conheço (peço desculpa pela redundância).

Pelo menos já encontrei uma breve explicação para as origens remontarem aos conventos:

“Os conventos acolhiam nas suas Regras as filhas da nobreza e das famílias mais ricas que, além dos seus dotes de importantes rendas, traziam consigo hábitos de alimentação e receitas familiares que deram a origem a requintadas preparações gastronómicas e a doçaria rica e por vezes complicada.”
In Conventualidades


À parte dos pecados que a igreja acha que o são, as iguarias eram para todos os gostos, desde que estes fossem bem doces!

Barrigas de Freira*, Encharcada, Lampreia, Bolo Real, Bolo Rançoso, Bolo Fidalgo, Suspiros, Sericá, Bolo de Chocolate, Bolo de Bolacha, Cavacas, Toucinho do Céu, Pão de Rala, Biscoitos de todos os tipos, entre outros... Uma verdadeira avalanche de calorias.
Para ajudar à digestão ainda haviam uma série de licores - uma ginjinha, por exemplo!

Ainda bem que este tipo de gulodice não me afecta... Se fosse uma mostra de gelados artesanais, aí sim, estava bem tramada...

* Este nome também dá que pensar. Das duas uma: ou as freiras comiam que se fartavam – GULOSAS!!!! – ou então aquela história do celibato não passa mesmo disso... uma grande história... (Gulosas na mesma...)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Links:

Criar uma hiperligação

<< Kitty's Place